Add parallel Print Page Options

Divisão da terra

45 “Quando vocês repartirem a terra entre as tribos de Israel, separem uma parte para o Senhor como sua porção santa. Ela terá 12,5 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura.[a] Toda essa área será santa. Uma parte dessa terra, com 250 metros de cada lado,[b] será separada para o templo. Ao redor dela haverá um espaço aberto com 25 metros[c] de largura. Dentro da área santa maior, separem uma porção de terra com 12,5 quilômetros de comprimento e 5 quilômetros de largura.[d] Dentro dela ficará o santuário, o lugar santíssimo. Essa área será santa, separada para os sacerdotes que servem ao Senhor no santuário. Ali ficarão suas casas e meu templo. A faixa de terra sagrada ao lado dela, também com 12,5 quilômetros de comprimento e 5 quilômetros de largura, será destinada às casas dos levitas que trabalham no templo. Será propriedade deles e um lugar para seus povoados.[e]

“Junto à área santa maior haverá um faixa de terra com 12,5 quilômetros de comprimento e 2,5 quilômetros de largura.[f] Ela será separada para uma cidade onde qualquer um em Israel poderá morar.

“Duas faixas de terra serão separadas para o príncipe. Uma delas fará divisa com o lado leste das terras sagradas e com a cidade, e a outra fará divisa com o lado oeste. As divisas no extremo leste e no extremo oeste das terras do príncipe ficarão junto às divisas leste e oeste dos territórios das tribos. Essas porções de terra serão separadas para o príncipe. Então meus príncipes não oprimirão mais meu povo; distribuirão o restante da terra entre o povo e separarão uma parte para cada tribo.”

Regras para os príncipes

“Assim diz o Senhor Soberano: Basta, príncipes de Israel! Parem com a violência e a opressão e façam o que é justo e certo. Parem de expulsar meu povo de suas casas, diz o Senhor Soberano. 10 Usem somente pesos, medidas e balanças honestos para secos e líquidos.[g] 11 O ômer[h] será a unidade padrão para medir volume, e o efa e o bato[i] medirão, cada um, um décimo de ômer. 12 A medida padrão para pesos será o siclo de prata.[j] Um siclo consistirá em vinte geras, e sessenta siclos corresponderão a uma mina.”[k]

Ofertas especiais e comemorações

13 “Esta é a oferta que vocês entregarão ao príncipe: um cesto de trigo ou de cevada para cada sessenta cestos[l] que colherem, 14 um centésimo de seu azeite,[m] 15 e uma ovelha ou um bode para cada duzentos de seus rebanhos em Israel. Serão ofertas de cereal, holocaustos e ofertas de paz que farão expiação por aqueles que os apresentarem, diz o Senhor Soberano. 16 Todo o povo de Israel levará essas ofertas ao príncipe. 17 Caberá ao príncipe fornecer as ofertas apresentadas nas festas religiosas, nas comemorações da lua nova, aos sábados e em outras ocasiões semelhantes. Ele providenciará as ofertas pelo pecado, os holocaustos, as ofertas de cereal, as ofertas derramadas e as ofertas de paz para fazer expiação pelo povo de Israel.

18 “Assim diz o Senhor Soberano: No primeiro dia do primeiro mês de cada ano,[n] vocês sacrificarão um novilho sem defeito para purificar o templo. 19 O sacerdote pegará sangue dessa oferta pelo pecado e o aplicará aos batentes da porta do templo, aos quatro cantos da borda superior do altar e aos batentes da entrada do pátio interno. 20 Vocês farão o mesmo no sétimo dia do ano novo em favor de qualquer um que houver pecado sem intenção ou por ignorância. Assim, purificarão[o] o templo.

21 “No décimo quarto dia do primeiro mês,[p] vocês celebrarão a Páscoa. Essa festa durará sete dias. O pão que comerem durante esses dias será feito sem fermento. 22 No dia da Páscoa, o príncipe fornecerá um novilho como oferta pelo pecado em favor de si mesmo e do povo de Israel. 23 A cada dia, durante os sete dias da festa, ele preparará um holocausto para o Senhor com sete novilhos e sete carneiros sem defeito. Também apresentará, a cada dia, um bode como oferta pelo pecado. 24 O príncipe fornecerá um cesto[q] de farinha como oferta de cereal e um jarro[r] de azeite com cada novilho e cada carneiro.

25 “Durante os sete dias da Festa das Cabanas, que ocorre a cada ano no décimo quinto dia do sétimo mês,[s] o príncipe fornecerá esses mesmos sacrifícios como oferta pelo pecado, holocausto e oferta de cereal, bem como a quantidade requerida de azeite.”

Footnotes

  1. 45.1 Conforme a Septuaginta, que traz 25.000 [côvados] de comprimento e 20.000 [côvados] de largura; o hebraico traz 25.000 [côvados] de comprimento e 10.000 [côvados] de largura. Comparar com 45.3,5; 48.9.
  2. 45.2a Em hebraico, 500 [côvados] por 500 [côvados], um quadrado.
  3. 45.2b Em hebraico, 50 côvados.
  4. 45.3 Em hebraico, 25.000 [côvados] de comprimento e 10.000 [côvados] de largura; também em 45.5.
  5. 45.5 Conforme a Septuaginta; o hebraico traz Terão como propriedade vinte salas.
  6. 45.6 Em hebraico, 25.000 [côvados] de comprimento e 5.000 [côvados] de largura.
  7. 45.10 Em hebraico, Usem balanças honestas, um efa honesto e um bato honesto.
  8. 45.11a O ômer equivalia a 220 litros.
  9. 45.11b O efa era uma medida de secos, e o bato era uma medida de líquidos; ambos equivaliam a cerca de 20 litros.
  10. 45.12a O siclo equivalia a 12 gramas.
  11. 45.12b Em outras passagens, a mina é equiparada a 50 siclos.
  12. 45.13 Em hebraico, 1/6 de efa de cada ômer de trigo e 1/6 de efa de cada ômer de cevada.
  13. 45.14 Em hebraico, 1 porção de azeite medida pelo bato é 1/10 de 1 bato de cada coro, que consiste em 10 batos ou 1 ômer, pois 10 batos são equivalentes a 1 ômer.
  14. 45.18 Em hebraico, No primeiro dia do primeiro mês, do antigo calendário lunar hebraico. Esse dia caía em março ou abril.
  15. 45.20 Ou farão expiação pelo.
  16. 45.21 No antigo calendário lunar hebraico, esse dia caía em final de março, abril ou início de maio.
  17. 45.24a Em hebraico, 1 efa, cerca de 20 litros.
  18. 45.24b Em hebraico, 1 him, cerca de 3,8 litros.
  19. 45.25 No antigo calendário lunar hebraico, esse dia caía em final de setembro, em outubro ou no início de novembro.

A repartição da terra. O lugar santo

45 Quando, pois, repartirdes a terra por sortes em herança, oferecereis uma oferta ao Senhor, um lugar santo da terra; o comprimento será de vinte e cinco mil canas, e a largura, de dez mil; este será santo em todo o seu contorno ao redor. E será o santuário de quinhentas com mais quinhentas, em quadrado, e terá em redor um arrabalde de cinquenta côvados. E desta medida medirás um comprimento de vinte e cinco mil côvados e uma largura de dez mil; e ali estará o santuário e o lugar santíssimo. Este será o lugar santo da terra; ele será para os sacerdotes, ministros do santuário, que dele se aproximam para servir ao Senhor; e lhes servirá de lugar para casas e de lugar santo para o santuário. E terão os levitas, ministros da casa, por possessão sua, vinte e cinco mil medidas de comprimento, para vinte câmaras. E, para a possessão da cidade, de largura dareis cinco mil canas e de comprimento vinte e cinco mil, defronte da oferta santa, o que será para toda a casa de Israel. O príncipe, porém, terá a sua parte desta e da outra banda da santa oferta e da possessão da cidade, diante da santa oferta e diante da possessão da cidade, na esquina ocidental para o ocidente, e na esquina oriental para o oriente; e será o comprimento, defronte de uma das partes, desde o termo ocidental até ao termo oriental. E esta terra será a sua possessão em Israel; e os meus príncipes nunca mais oprimirão o meu povo; antes, deixarão a terra à casa de Israel, conforme as suas tribos.

Assim diz o Senhor Jeová: Basta já, ó príncipes de Israel; afastai a violência e a assolação, e praticai juízo e justiça, e tirai as vossas imposições do meu povo, diz o Senhor Jeová. 10 Balanças justas, e efa justo, e bato justo tereis. 11 O efa e o bato serão de uma mesma medida, de maneira que o bato contenha a décima parte do ômer, e o efa a décima parte do ômer; conforme o ômer, será a sua medida. 12 E o siclo será de vinte geras; vinte siclos, mais vinte e cinco siclos, mais quinze siclos vos servirão de um arrátel. 13 Esta será a oferta que haveis de fazer: a sexta parte de um efa de cada ômer de trigo; também dareis a sexta parte de um efa de cada ômer de cevada. 14 Quanto ao estatuto do azeite, de cada bato de azeite oferecereis a décima parte do bato tirado de um coro, que é um ômer de dez batos; porque dez batos fazem um ômer. 15 E um cordeiro do rebanho, de cada duzentos, da mais regada terra de Israel, para oferta de manjares, e para holocausto, e para sacrifício pacífico; para que façam expiação por eles, diz o Senhor Jeová. 16 Todo o povo da terra concorrerá para esta oferta, pelo príncipe de Israel. 17 E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de manjares, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e nos sábados, e em todas as solenidades da casa de Israel; ele fará a expiação pelo pecado, e a oferta de manjares, e o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de Israel.

18 Assim diz o Senhor Jeová: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, tomarás um bezerro sem mancha e purificarás o santuário. 19 E o sacerdote tomará do sangue do sacrifício pela expiação e porá dele nas ombreiras da casa, e nas quatro esquinas da listra do altar, e nas ombreiras da porta do átrio interior. 20 Assim também farás no sétimo dia do mês, por causa dos que erram e por causa dos símplices; assim, expiareis a casa.

21 No primeiro mês, no dia catorze do mês, tereis a Páscoa, uma festa de sete dias; pão asmo se comerá. 22 E o príncipe no mesmo dia, por si e por todo o povo da terra, preparará um bezerro de expiação pelo pecado. 23 E, nos sete dias da festa, preparará um holocausto ao Senhor, de sete bezerros e sete carneiros sem mancha, cada dia durante os sete dias; e o sacrifício de expiação de um bode cada dia. 24 Também preparará uma oferta de manjares: um efa para cada bezerro, e um efa para cada carneiro, e um him de azeite para cada efa. 25 No sétimo mês, no dia quinze do mês, na festa, fará o mesmo todos os sete dias, tanto o sacrifício pela expiação como o holocausto, e como a oferta de manjares, e como o azeite.